Prefeitura apresenta instalações de núcleo de atendimento a estudantes com superdotaçã


Prefeitura apresenta instalações de núcleo de atendimento a estudantes com superdotaçãoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentou as instalações do Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS). Localizado à Rua de Santana, nº 415, Centro, o espaço contém sala de cinema, artes, jogos, auditório para teatro e exibição de filmes, biblioteca com acervo de cerca de 500 livros e salas para o mapeamento dos interesses, habilidades e dificuldades dos estudantes com características de altas habilidades ou superdotação. As atividades do núcleo iniciarão no dia 14 de setembro, recebendo, de forma piloto, 26 estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Carlos Madeira, Alberto Pinheiro e Rubem Teixeira Goulart.
O secretário Geraldo Castro Sobrinho participou da solenidade de apresentação do espaço, na última semana, ao lado da promotora de justiça de Defesa da Educação, Luciane Belo, da secretária adjunta de Ensino, Leonia Araújo, e da superintendente da área de Educação Especial da Semed, Dalvina Ayres.
O titular da Semed cumprimentou a equipe pelo trabalho e reforçou que a inauguração do núcleo segue a diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, reforçando a política de educação inclusiva desenvolvida pela Prefeitura de São Luís. "Este núcleo é uma prova do compromisso da atual gestão com o desenvolvimento da nossa cidade. Aqui os estudantes poderão desenvolver ainda mais suas habilidades, trabalhar seus pontos de dificuldades, adquirir experiências e enriquecer seus conhecimentos. Este espaço é uma conquista da cidade de São Luís", destacou Geraldo Castro Sobrinho.
A promotora Luciane Belo parabenizou a Prefeitura de São Luís pela conquista. "Estão todos de parabéns. Quero destacar que o que faz prosperar é a ação; a omissão faz regredir", discursou a promotora de Justiça de Defesa da Educação.
DESENVOLVIMENTO
O NEECAHS tem por objetivo desenvolver metodologias e estratégias pedagógicas com vistas à identificação de interesses e confirmação das potencialidades dos estudantes com características de altas habilidades ou superdotação. Além do trabalho pedagógico, os estudantes atendidos pelo núcleo contarão com o apoio da equipe multidisciplinar da Semed, composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais. O Núcleo também oferecerá apoio pedagógico ao professor, orientação à família, e terá parcerias com instituições de ensino superior, para oferecer cursos de formação sobre altas habilidades para professores da rede municipal.
Aldeneide Chaves Loureiro, 34 anos, é mãe de um dos estudantes que será atendido pelo núcleo. Ela elogiou as instalações do núcleo e disse que acredita que o filho de 10 anos, Ronald Loureiro Câmara, vai ter oportunidade de aprender mais. "Todas as professoras que o Ronald já teve sempre diziam que ele tinha facilidade de aprender, principalmente Matemática. Estou muito feliz e muito orgulhosa pelo meu filho", declarou a dona de casa.
Ronald, estudante do 5º ano da U.E.B. Carlos Madeira, confirma o que a mãe disse. "Todas as minhas professoras sempre me elogiaram. Falam que sou bom aluno e que aprendo muito rápido", garantiu. O estudante de desempenho brilhante em matemática também gosta de brincar, correr, assistir à televisão e claro, estudar. As habilidades de Ronald não se restringem ao estudo, pois também se destaca no esporte. "Adoro jogar bola e quero ser jogador de futebol", afirmou

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imprensa maranhense pede fiscalização de contratos em Vitória do Mearim de R$ 4.801.753,75 com uma única empresa

FAZENDO FESTA COM O DINHEIRO DO POVO

AÇÃO JUDICIAL POR OMISSÃO CONTUMAZ NO CASO DA PONTE DO JAPÃO