Parceria entre Prefeitura e Ufma inicia nova turma dos cursos de Profissionalização da Hospitalidade


Parceria entre Prefeitura e Ufma inicia nova turma dos cursos de Profissionalização da HospitalidadeO curso de recepcionista de eventos do projeto Profissionalização da Hospitalidade, ofertado pela Prefeitura de São Luís em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), impulsiona os novos projetos dos participantes, contribui para qualificação profissional e para a inserção no mercado de trabalho.
"Esta é uma porta que se abre pra mim, que como muitos brasileiros estou à procura de emprego e o curso vai agregar mais conhecimento", afirmou Yoná Dias, aluna da capacitação. A aula inaugural aconteceu neste sábado (26) na Associação Nosso Lar, no Bairro de Fátima, onde funcionará o curso.
O projeto Profissionalização da Hospitalidade é do Departamento de Turismo e Hotelaria da Ufma, cuja parceria envolve as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e do Turismo (Setur). Serão disponibilizados os cursos de camareira, recepcionista de eventos e atendente de bares e restaurantes para o público atendido pelo Cras do Bairro de Fátima e Rede Conveniada da Semcas.
A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande, explica que esta é a terceira turma do projeto, que já passou pelas áreas da Forquilha e Cidade Operária e, agora, vai beneficiar a comunidade do Bairro de Fátima.
"Esta é mais uma oportunidade de ofertar cursos de qualificação profissional e com a chancela de uma instituição de renome como a Ufma. A parceria nos permite promover possibilidade de inserção deste público no mercado de trabalho", avaliou a titular da Semcas, Andreia Lauande.
CURSO
São 30 vagas para cada curso, que tem três meses de duração. As aulas iniciarão no dia 14 de outubro, para pessoas a partir de 18 anos, na Associação Nosso Lar, sempre aos sábados das 8h às 12h. Acadêmicos do curso de Hotelaria são os monitores, com a supervisão de professores da Universidade Federal do Maranhão. As inscrições devem ser feitas no Cras do Bairro de Fátima.
"O projeto é enriquecedor por que nos agrega novas experiências e fomenta o turismo do nosso Estado. É bom para os acadêmicos, para a comunidade e para a universidade também", revela Carlos Magno, do 6º período do curso de Hotelaria da Ufma e monitor no Projeto.
Para Lisiane Soares, 23 anos, o curso é uma grande oportunidade de inserção no mercado de trabalho. "Apesar da crise, não podemos desistir. Eu quero me destacar no estágio e conseguir um trabalho", afirma. Ela está inscrita no curso preparatório para recepcionista de eventos.
Em 2014, o projeto qualificou 42 pessoas, com inserção de pelo menos doze no mercado de trabalho. O aproveitamento dos alunos que ingressam nos cursos é facilitado pela rede de hotelaria parceira da Ufma, com articulação do serviço de Inclusão Produtiva da Semcas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imprensa maranhense pede fiscalização de contratos em Vitória do Mearim de R$ 4.801.753,75 com uma única empresa

FAZENDO FESTA COM O DINHEIRO DO POVO

AÇÃO JUDICIAL POR OMISSÃO CONTUMAZ NO CASO DA PONTE DO JAPÃO