Ministra Nilma Gomes recebe solicitação da Prefeitura de Alcântara para titulação dos territórios quilombolas



            O prefeito de Alcântara, Domingos Araken (PT) e o Governador Flávio Dino (PCdoB) entregaram à ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, uma solicitação oficial da comunidade alcantarense que reivindica a titulação definitiva dos territórios quilombolas. A entrega  foi feita no Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, em São Luís (MA).
            O município de Alcântara já é reconhecido como território quilombola pela Fundação Palmares. Segundo o Prefeito Domingos Araken, a comunidade luta agora pela titulação definitiva dos territórios quilombolas do município, com a entrega dos títulos de propriedade de terra aos remanescentes de territórios de quilombolas, que é a última etapa do processo legal de regularização quilombola da Fundação Palmares.
            O Governador Flávio Dino e a Ministra Nilma Lino Gomes receberam a documentação protocolada pela Prefeitura de Alcântara e garantiram lutar juntos para atender todas as solicitações e reivindicações da comunidade. A Ministra Nilma Lino garantiu que vai estudar a questão e apresentar soluções às demandas apresentadas pela comunidade alcantarense. A Ministra garantiu empenho total pela causa.
            “O Governador Flávio Dino e a Ministra Nilma Lino se colocaram à disposição do povo alcantarense para somar esforços nesta luta”, disse Araken. A posse dos títulos definitivos de propriedade das terras é uma reivindicação antiga das comunidades alcantarenses. “Demos um passo importante para que os governos federal e estadual agilize esse processo”.
            O Decreto nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o artigo 68, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imprensa maranhense pede fiscalização de contratos em Vitória do Mearim de R$ 4.801.753,75 com uma única empresa

FAZENDO FESTA COM O DINHEIRO DO POVO

AÇÃO JUDICIAL POR OMISSÃO CONTUMAZ NO CASO DA PONTE DO JAPÃO