Portal do TSE disponibiliza espaço de serviços para eleitores

Serviços


Com apenas alguns cliques, o eleitor brasileiro pode ter acesso a diversas informações e serviços que asseguram o pleno exercício do direito ao voto. Para isso, basta acessar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a aba “Eleitor”, que está localizada na barra em verde do site e é dividida em várias seções.
Ao clicar no canal, o eleitor tem a sua disposição diversos serviços e informações sobre as eleições por meio dos links: Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatística do eleitorado, Glossário Eleitoral, Mesário, Zonas eleitorais – cartórios, Mais serviços aos eleitores.
O Disque-Eleitor traz telefones de contatos no TSE e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para a obtenção de informações. Em Eleitor no exterior, o cidadão pode consultar as seções Informações gerais, Recolhimento de multas e Regularização de título cancelado.Também pode ter acesso a lista de representações do Brasil no exterior, entre diversos itens.
No link Estatísticas de Eleitorado, o interessado pode pesquisar o perfil do eleitor brasileiro a partir do Cadastro Nacional de Eleitores. As estatísticas são extraídas e consolidadas mensalmente.
Já a seção Glossário Eleitoral contém mais de 300 verbetes para consulta. Os termos apresentam conceitos e definições extraídos da literatura jurídico-eleitoral brasileira, referências doutrinárias, informações históricas de termos relacionados e dos sistemas e processos eleitorais brasileiros, bem como imagens e textos vinculados.
Por sua vez, o link Mesário traz informações relacionadas às atribuições dessa atividade e também detalhes de como os cidadãos devem proceder caso queiram participar como mesário voluntário.
O canal também disponibiliza a seção Zonas eleitorais – cartórios com a lista dividida por estado.
Acesso rápido
O site também oferece a possibilidade de acesso rápido ao link Serviços ao eleitor, que está localizado logo abaixo da barra superior em verde, no canto esquerdo da página. No local, é possível acessar os seguintes ícones: Certidões, Consulta por nome, Zonas eleitorais – cartórios, Canal do Mesário, Recadastramento biométrico no Brasil, Disque-Eleitor, Estatísticas de eleitorado, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatísticas de eleitorado, Glossário Eleitoral, Mesário, Zonas eleitorais – cartórios e Mais serviços aos eleitores.
Todos os serviços divulgados na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. A emissão ou validação das certidões pela internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação.
RC/FP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imprensa maranhense pede fiscalização de contratos em Vitória do Mearim de R$ 4.801.753,75 com uma única empresa

FAZENDO FESTA COM O DINHEIRO DO POVO

AÇÃO JUDICIAL POR OMISSÃO CONTUMAZ NO CASO DA PONTE DO JAPÃO